Com a alta potência e a excelente performance dos caminhões Mercedes-Benz Actros 2646, a AM Motorsport deu um show nas etapas 3 e 4 da Copa Truck 2021, realizadas no sábado (17 de julho) e no domingo (18 de julho) no Autódromo Zilmar Beux em Cascavel (PR). Foram duas corridas por dia, ou seja, quatro provas nestas duas etapas.

O grande destaque do fim de semana foi André Marques (#77). No sábado, o piloto da AM Motorsport largou na primeira fila, ao lado do pole position Wellington Cirino (#6), seu companheiro de equipe. André venceu a corrida 1 da etapa 3, com Cirino fazendo a dobradinha da Mercedes-Benz. Na corrida 2, em que há inversão dos oito primeiros colocados da corrida 1 para o novo grid, Cirino ficou com 5ª colocação e André com a 8ª.

No domingo, na corrida 1 da etapa 4, os dois pilotos da AM Motorsport novamente ocuparam a primeira fila do grid, desta vez com André na pole. E foi nessa corrida que André Marques alcançou a brilhante conquista do Grand Chelem (pole, vitória, melhor tempo e todas as voltas lideradas), tendo mais uma vez Wellington Cirino em segundo, ou seja, nova dobradinha da Mercedes-Benz. Na corrida 2, André ficou com a 6ª colocação e Cirino com a 8ª.

Com as ótimas pontuações em Cascavel, a AM Motorsport reforçou sua liderança na Copa Truck 2021. Wellington Cirino segue à frente, com 127 pontos, seguido bem de perto por André Marques, com 124 pontos.

O excelente desempenho da equipe nas quatro primeiras etapas do ano (uma Goiânia, uma em Interlagos e duas em Cascavel) colocam a Mercedes-Benz na liderança entre as marcas, com 272 pontos, 68 a mais em relação ao vice.

A 5ª etapa do ano está prevista para o dia 15 de agosto no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

“Temos um time inteiro trabalhando forte para deixar os caminhões Actros da Mercedes-Benz com excelente rendimento dentro de todas as novidades de equipamentos que o regulamento deste ano trouxe. O resultado de pole e vitórias mostra que estamos fazendo o serviço da maneira correta”, afirma André Marques.

“Mais uma vez me entregaram um equipamento confiável e com bom ritmo de prova”, diz Wellington Cirino.

Potência para altas velocidades e alto torque para ultrapassagens

A elevada potência de 1.250 cv a 3.500 rpm do motor Mercedes-Benz nas pistas da Copa Truck é quase três vezes maior em relação aos 460 cv a 1.900 rpm do Actros 2646 de série. O torque máximo chega a 5.500 Nm a 2.000 rpm nas competições, mais que o dobro dos 2.300 Nm a 1.100 rpm dos modelos dos clientes. “Dessa forma, o Actros despeja muita potência para obter altas velocidades nas pistas dos autódromos e utiliza o alto torque para ultrapassagens e retomadas, o que é essencial para os pilotos da Copa Truck”, ressalta Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

Texto: Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz do Brasil